Posted byIN / 0 responses

From Portugal to the World

8 January 2018

Todos conhecemos e estamos conscientes do impacto do Mundo VUCA nas nossas vidas. Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade são os elementos que caraterizam os ecossistemas Sociais, Políticos, Empresariais, Familiares e Individuais.

Mas será que já estamos preparados e adaptados para obtermos resultados neste contexto? Conseguimos ser agentes de mudança com efeito e impacto neste novo cenário acelerado?

Ao fazer um zoom-in para o mundo profissional, cada vez mais os ambientes em que nos movimentamos são internacionais, multiculturais e supranacionais. O país de origem da empresa, a localização dos clientes / fornecedores, os países de origem dos colaboradores são “apenas” e cada vez mais indiciadores desta natureza “Mundial”, com especificidades e raízes locais. E, neste turbilhão de “mundialidade”, as oportunidades aparecem e estão disponíveis para quem as quiser aproveitar.

Este é o cenário ideal para a existência de Consultoria de Portugal para o Mundo. E não nos referimos a Consultoria segmentada ou compartimentada, como consultoria de RH, IT, Finanças ou outras. A Consultoria e os consultores são os “artistas” dentro dos projetos que já existem nas organizações, trazendo insights transversais e externos (de outras indústrias, empresas, investigação, academia), para acrescentar Valor. Assim, referimo-nos sempre a consultoria de Negócio, com o Negócio, para o Negócio.

Quando um Negócio solicita a ajuda de Consultores, afinal o que procura?
A nossa experiência de Consultoria Nacional e Internacional leva-nos a confirmar que os fatores de seleção estão centrados no cliente, orientados à construção de futuro, pela forma, resultados e impacto. Fatores como capacidade de resposta, adaptabilidade inter-contextual (culturas, idiomas, estilos pessoais), flexibilidade, desafio, resiliência, falar negócio, simplicidade nas abordagens, centrar na solução e gerar valor, são alguns a considerar.

O Negócio já não procura áreas de especialização, CVs ou descritivos de funções, competências e skills individuais ou certificações. O Negócio busca soluções conjuntas e geração de valor.

Empresas e colaboradores são Globais e o custo de investimento em consultoria deixa de ser proporcional à dimensão da Empresa ou do País; deixam de existir periferia e centralidade, passando para um conceito de cooperação pela proximidade; Deixam de existir fronteiras geográficas e barreiras linguísticas, criando-se meios e formas de comunicação e cooperação universais. Neste contexto complexo, Portugal está bem no centro do Mundo.

Este é o cenário onde a unexpected se insere e cresce. Somos uma micro-multinacional sediada em Lisboa, com o objetivo de, juntamente com os Nossos Clientes (Negócio), criarmos oportunidades de transformação para potenciar o desenvolvimento e obtenção de resultados. From Portugal to the World.
What else?

João Gaia Brás

Partner unexpected

 

About the Author

Joao Gaia Bras

João is a partner of unexpected since 2015, being responsible for business development as well as developing and deploying transformational programs. With a Management degree and an MSc in HR Management, for more than 15 years João developed his knowledge and expertise managing and developing high performance teams (commercial and technical) in the areas of Training & Development, Learning & Education, Recruitment & Selection, Temporary Work, Performance & Talent Management and Employment Branding, both in International and National Environments. In his latter experience, Sonae, he also developed an expertise in the fields of distance learning strategies and technologies as well as Constructing and Managing a Corporate University. Besides being a Coach (Member of ICF), João has developed transformational programmes in the fields of Sales, Customer Experience, Change, Coaching and Leadership in different Industries, in Portugal, Netherlands, Spain and the UK. João is frequently invited to participate in Academic Development Activities and is also an invited lecturer in Católica Porto Business School Executive Education.